Confira as perguntas mais frequentes que nos fazem por aqui, talvez possa esclarecer uma dúvida que tenha...


Levo uma vida mais sedentária. Isso protege meus joelhos?

Vida sedentária realmente não submete os joelhos a traumatismos e assim sendo deve desenvolver menos artrose, mas é importante uma atividade física moderada com movimentos sem impactos que deve melhorar as articulações, pois cartilagem precisa de movimento para uma melhor nutrição. Infelizmente, o sedentarismo leva a atrofia muscular, com perda da capacidade de absorção de energia cinética e redução da resposta neutro-motora dos movimentos com consequente sobrecarga articular e degeneração.

Como posso prevenir a artrose?

Evitar a obesidade e exercícios de alto impacto, mantendo uma musculatura desenvolvida nas coxas que são os músculos que protegem os joelhos.

Ciclismo e natação são esportes que ajudam muito ao não desenvolvimento da artrose dos joelhos, devido a ter o mínimo de impacto nas articulações.

Já fui submetido a cirurgias no joelho. Isso aumenta a chance de eu ter artrose?

Sim. Estatisticamente, quem já foi submetido a cirurgias como a reconstrução do ligamento cruzado anterior, posterior e, principalmente, após a retirada parcial ou total dos meniscos, nossos principais “amortecedores”, tem maior chance de desenvolver a artrose.

É útil o uso de joelheira em traumatismos do joelho?

Mais importante que a joelheira é o uso de gelo de três a quatro vezes por dia e de 20 a 30 minutos.

A joelheira ajuda a regressão do derrame articular e dá uma certa segurança para o paciente, mas não é imprescindível para o tratamento.

Por que os joelhos são tão sensíveis?

Ao contrário do quadril, que é uma articulação profunda e muito estável por ser muito bem encaixada, o joelho é uma articulação plana e mais instável, além de superficial. Ele também fica bem no meio entre a cintura e o solo sofrendo na maioria das vezes o trauma direto do chute ou de uma dividida.

Ele ainda está sujeito a grandes forças de rotação, principal mecanismo para a lesão dos meniscos e ligamentos cruzados. Sem se esquecer que os joelhos, como os tornozelos, não têm um envoltório muscular para protegê-los

É possível que o joelho fique como antes?

Uma das dúvidas mais comuns de quem sofre uma lesão de ligamento cruzado anterior é saber se o seu joelho ficará como antes e se, depois dos devidos tratamentos e abordagens, a pessoa poderá exercer as mesmas atividades como sempre ou se terá limitações de movimentos ou sofrerá de problemas como a artrose.

Quando esse tipo de injúria é tratada por um médico ortopedista de qualidade, as chances de ter uma recuperação plena são imensas. Para tranquilizar qualquer paciente, basta se lembrar de que muitos dos principais atletas do planeta, nas mais diversas modalidades, já passaram por lesões de LCA e depois retornaram com sucesso.

A musculatura da coxa pode sofrer atrofia em traumatismo do joelho?

Invariavelmente, a musculatura da coxa sofrerá algum nível de atrofia no membro afetado, por conta da “inibição artrogênica de quadríceps”. Em outras palavras, isso quer dizer que o grupo muscular sofre alterações e, além de perder massa, não responderá de maneira adequada aos estímulos voluntários de contração.

Vale lembrar que a cirurgia também pode contribuir para isso, dependendo do enxerto, assim como também em função da limitação de cargas e movimentos no pós-operatório. O lado bom é que isso é totalmente reversível depois, com uma fisioterapia bem-feita, que mantém a musculatura trófica, diminui a dor e assegura o arco de movimento.

O que devo fazer quando sofro uma torção de joelho no esporte?

Primeiramente, a torção é comum, não só em esportes, mas também no dia a dia, mulheres usando salto, ou até alguma pisada em falso.

Causada quando os ligamentos acabam se distendendo e com isso acontece o rompimento, chamada torção ou se preferir um termo mais técnico “entorse”.

Dores e inchaços é bastante comum.

É importante que em todos os casos, seja feito repouso e colocar sempre uma bolsa ou compressa de gelo de 20 a 30 minutos por vez, de duas a três vezes por dia.

O mais importante é procurar um ortopedista especialista em joelho.

A musculação protege meus joelhos para evitar o desenvolvimento da artrose?

Assim como qualquer atividade física, a resposta também é: depende! O que tenho visto cada vez mais em meu consultório é que muitas pessoas que ingressam em academias, principalmente aquelas que começam a treinar sem orientação de um profissional de educação física, acabam desenvolvendo lesões por sobrecarga no joelho, muitas vezes graves.

Exercícios praticados fora da chamada angulação de proteção, com aumento da carga acima dos limites fisiológicos podem sobrecarregar a cartilagem e acelerar seu processo degenerativo. A musculação, no entanto, sendo bem prescrita e praticada respeitando a resposta anabólica individual tem sido uma das melhores ferramentas para a proteção articular.

Quem está sujeito a ter artrose progressiva e acentuadas nos joelhos?

Todos nós podemos ter artrose em algum momento de nossas vidas. Estudos indicam que a obesidade, sedentarismo e fraqueza muscular aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a lesão.

Assim como esportes de alto impacto como corrida em asfalto e quadras sintéticas.

Meus joelhos estalam, o que pode ser?

Os estalidos do joelho que não são acompanhados de dor são considerados normais e sem repercussão negativa sobre a articulação.

O atrito ou crepitação pode indicar que há algum problema entre a patela e o fêmur.

Estalidos acompanhados de dor devem ser investigados, pois podem significar alguma patologia no joelho.

Pratico corrida de rua. Tenho maior chance de desenvolver desgaste articular do joelho em comparação a outros esportes?

Recentemente, um estudo envolvendo 11 universidades francesas realizado com corredores mostraram que, quanto maior o volume do treino, maior a concentração sanguínea de produtos da degradação cartilaginosa, também chamados biomarcadores da cartilagem. Isso, segundo os autores, indicaria uma maior propensão a degradação cartilaginosa e talvez uma maior chance do desenvolvimento da doença entre corredores.

No entanto, usando tênis adequados, dosando a distância e velocidade de acordo com a capacidade física e idade do paciente, pode desenvolver artrose de uma maneira natural como uma pessoa não praticante de atividades físicas.

Quando é possível voltar a se exercitar após um procedimento cirúrgico no joelho?

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, assim como com a presença de outras lesões concomitantes, a técnica cirúrgica, a adesão aos exercícios e ao protocolo escolhido pelo fisioterapeuta, entre outros pontos. Entretanto, caso você não seja um atleta, o foco deve ser na sua qualidade de vida, especialmente em longo prazo.

A reabilitação total, em linhas gerais, costuma levar em torno de seis meses, em média. O retorno ao esporte vai sendo gradual e cuidadoso, depois da melhora do condicionamento físico e com a supervisão de um bom educador físico ou fisioterapeuta. Para atividades de contato, como o futebol, pode-se levar de oito meses a um ano.

Como você pôde ver, a lesão de ligamento cruzado anterior pode ter um bom prognóstico, sobretudo, se você buscar, antes de mais nada, um bom médico especialista em joelho, até para prevenir que sua lesão se agrave!

Quais as opções disponíveis de tratamento para lesão do ligamento cruzado anterior?

A ortopedia evoluiu muito nas últimas décadas em relação à abordagem dos pacientes com lesão de ligamento cruzado anterior, permitindo condutas muito mais eficazes e uma recuperação mais plena e veloz. No entanto, o tipo de tratamento depende de uma série de fatores que devem ser debatidos com o médico.

Basicamente, as opções são o tratamento conservador, com uso de fisioterapia e exercícios físicos, ou a cirurgia, na qual o ortopedista substituirá o tecido lesado por um enxerto. A escolha depende, sobretudo, de alguns fatores como a realização de atividades físicas, a idade, o estilo de vida e assim por diante.

Quais profissionais devem ser procurados após um trauma no joelho?

O primeiro profissional que deve ser procurado nesses casos é um ortopedista especializado em joelho, pois é ele quem dá o diagnóstico e pode conversar com o paciente sobre as condutas possíveis em cada caso.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) disponibiliza, em seu website, a lista dos seus especialistas, assim como a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Nesses endereços, você pode verificar os currículos e verificar qual é o nome mais indicado para abordar o seu problema.

É verdade que as mulheres tem maior chance em ter artrose?

Em partes sim devido a musculatura da mulher ser menos forte que a dos homens, mas isso está muito relacionado com o tipo de atividade física de cada individuo.

Então hoje em dia existe quase que um equilíbrio do desenvolvimento da artrose entre homens e mulheres.

Tenho artrose no joelho. Devo parar de praticar esportes?

Felizmente, graças aos recentes avanços em medicina esportiva, a resposta tem sido cada vez mais não! Procedimentos como a infiltração do joelho com ácido hialurônico parecem ter efeito benéfico sobre a cartilagem. Pesquisas publicadas nos últimos cinco anos publicadas em revistas científicas médicas mostraram efeitos como a redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose, estímulo da produção do próprio ácido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do liquido sinovial e ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada .

Sua indicação varia de paciente a paciente e a composição do produto, pelo grau da artrose e é importante ter em mente nunca deve ser instituída como terapia única e sim sempre associada uma boa reabilitação, seguida de fortalecimento e reequilíbrio muscular. Pessoalmente, considero o procedimento como adjuvante à reabilitação tradicional e nunca como monoterapia.

Para os casos mais avançados da doença, técnicas cirúrgicas como a osteotomia, artroscopia e, recentemente lançada no meio médico, a subcondroplastia têm tido excelentes resultados e, quando aliadas a uma boa reabilitação auxiliam em um retorno seguro ao esporte.

Se eu desenvolver a artrose nos joelhos, o que sentirei?

A dor de caráter lento e progressivo geralmente é o primeiro sintoma. Geralmente, acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso.

O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma e é muito frequente em pessoas que têm a doença e praticam esportes. Outro sintoma marcante é a perda progressiva do movimento e rigidez articular. Os efeitos da artrose no esporte vão desde queixas moderadas como inchaço e dores leves após o esporte à incapacitação plena para atividades da vida diária.

Pratico esportes com regularidade. Isso acelera o desenvolvimento da artrose em meu joelho?

Esta é uma das questões mais intrigantes para a ciência e a resposta é: depende! Sabe-se, hoje, que os exercícios aeróbicos como ciclismo e natação melhoram a saúde do coração e permitem que os músculos trabalhem de forma mais eficiente, protegendo os joelhos. Corrida de uma maneira geral tende a desenvolver mais artrose pelo impacto axial nos joelhos.

No entanto, pessoas que praticam esporte sem a preparação prévia, sem orientação e com volume e intensidade acima da capacidade fisiológica individual possuem enorme risco de acelerarem a degradação cartilaginosa, com consequente artrose precoce.

Agende Sua Consulta!

Preencha o formulário abaixo com a sua intenção de agendamento que minha equipe entrará em contato o mais breve possível.

Sucesso! Sua mensagem foi enviar, aguarde nosso contato.
Erro! Nós não conseguimos enviar sua mensagem, tente novamente mais tarde.