O trauma é a causa mais comum de lesão, mas está também pode resultar de esforços repetidos. As forças rotacionais que ocorrem num trauma direto são as mais frequentemente envolvidas na lesão da cartilagem articular.

O que são Lesões Cartilaginosas?

A cartilagem articular é um tecido que reveste as articulações do corpo. Suas funções são de absorção de impacto, redução do atrito entre as superfícies articulares e proteção das superfícies ósseas. Por ser um tecido pouco vascularizado, sua capacidade de reparo diante de lesões é bastante restrita.

As lesões da cartilagem articular devem ser diferenciadas do desgaste da cartilagem característico da artrose no joelho. Nas lesões, o tecido que reveste a cartilagem como um todo é boa, mas tem um ponto onde ela se quebra, da mesma forma como um pneu furado. Existe a lesão de cartilagem de pessoa idosa que é degenerativa, casos de artrose, não há história de trauma que justifique o problema e a cartilagem como um todo fica afetada, os tratamentos na maioria das vezes são com viscossuplementação. Outras estruturas da articulação, como os meniscos, os ligamentos e a cápsula articular, também costumam estar desgastados. Usando-se da mesma analogia, a artrose seria equivalente a um pneu desgastado pelo tempo de uso. Em jovens são causas específicas, se forem pontuais tem tratamento cirúrgico, transporte de cartilagem saudável para área lesionada.

Quais são as causas?

É raro ocorrer uma lesão isolada da cartilagem articular, estando habitualmente presentes juntos com lesões nos ligamentos ou meniscos.

As lesões osteocondrais são mais comuns nos adolescentes.

A cartilagem articular apresenta escassa capacidade de se regenerar, razão pela qual estas lesões conduzem à formação de tecido cicatricial, deficiente em colagénio e com menor capacidade de suportar carga. Esta deterioração pode progredir para um quadro de dor crónica e perda de função e causar um início precoce de osteoartrite.

Quais os sintomas?

Dor e inchaço de início insidioso e progressivo.

Se estas lesões persistirem muito tempo, ocorre fraqueza do joelho relacionada com perda de massa muscular e pela instabilidade dos ligamentos adjacentes.

Se um dos fragmentos da cartilagem se soltar pode bloquear o movimento da articulação.

A palpação do joelho é dolorosa e a dor é induzida por movimentos ativos e passivos. Se o joelho estiver instável, esses movimentos originam uma crepitação.

Como é feito o diagnóstico?

A avaliação do joelho passa sempre pela história clínica, pelo exame médico e pelo estudo através de radiografia e/ou ressonância magnética.

Por vezes, pode ser necessária a realização de uma artroscopia, mediante a realização de pequenas incisões, para se poder observar diretamente as estruturas lesadas.

O diagnóstico aqui pode ser tardio porque os sintomas nem sempre são muito evidentes e os pacientes não se recordam de nenhum trauma significativo.

Quando as lesões são recentes, deve-se aguardar algum tempo para avaliar a evolução da cartilagem e para verificar se ocorrem ou não sintomas.

Se a dor se mantém após a fase inicial, a cirurgia permite uma melhor recuperação e não deve ser adiada.