Lesões Meniscais do Joelho
As lesões meniscais são muito frequentes e ocorrem em indivíduos de diversas faixas etárias. Os esportes são as principais causas das lesões do menisco.
O que são Lesões Meniscais?
Os meniscos são essenciais para a biomecânica normal da articulação do joelho, agindo como estabilizadores, amortecedores e distribuidores de carga dentro da articulação. Eles são cunhas semilunares móveis de fibrocartilagem, convexo na superfície femoral e plana no platô tibial. As fibras de colágeno de tecido dissipam as forças de compressão na articulação, reduzindo assim a força direta sobre a cartilagem articular, que cobre as superfícies articulares tíbio-femorais.
Lesões meniscais são associadas ao desgaste progressivo da cartilagem articular e do desenvolvimento de osteoartrite, clique aqui conheça mais sobre isso.
Quais são as causas?
Os esportes são as principais causas das lesões do menisco.
As lesões meniscais são muito frequentes e ocorrem em indivíduos de diversas faixas etárias. Os mecanismos causadores podem ser traumáticos ou degenerativos e variam conforme a idade.
Lesões traumáticas estão associadas à movimentos rotacionais bruscos do joelho (entorses), que ocorrem normalmente em pessoas jovens e ativas, durante a prática de atividades esportivas. É muito comum que esse tipo de lesão também esteja associado a lesões ligamentares.
Lesões degenerativas são comuns em pacientes acima de 40 anos e estão associadas ao desgaste progressivo que os meniscos e demais estruturas do joelho sofrem com o passar do tempo.
O que se sente após contrair Lesões Meniscais?
As lesões meniscais causam sintomas característicos como dor bem localizada com períodos de alivio e agravo a determinados movimentos como agachar e cruzar as pernas, inchaço e bloqueio (travamento).
Por que dói?
A dor aguda é causada pelo menisco lesionado (“rasgado”) que puxa sobre a cápsula da articulação sinovial bem inervados. Inchaço resulta de inflamação da membrana sinovial e derrame (popular “água no joelho”) por excesso de produção de líquido sinovial.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para lesões meniscais dependerá de sua localização, tamanho, tempo de ocorrência, idade e ligação ao esporte do paciente.
O tratamento poderá ser não-cirúrgico (indicado a pacientes idosos), e cirúrgico pela meniscectomia por vídeoartroscopia (retirada de parte do menisco) parcial, total e ou sutura de menisco. Historicamente, meniscectomia totais (remoção da maior parte do menisco) foram realizada, mas, hoje sabe-se que isso levou a doença articular degenerativa progressiva e por isso apenas o mínimo de menisco agora é ressecado (meniscectomia parcial) para deixar uma borda estável. Isso normalmente é realizada por via artroscopia sob anestesia e, muitas vezes, permitindo que o paciente receba alta no mesmo dia.
Agende Sua Consulta!
Preencha o formulário abaixo com a sua intenção de agendamento que minha equipe entrará em contato o mais breve possível.