Uma doença comum que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem é conhecida como artrose. Ela acontece geralmente entre 70% a 80% da população com mais de 65 anos.

O que é Osteoartrose do Joelho?

Uma doença comum que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem é conhecida como artrose, um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto.

Acontece geralmente em cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos, mulheres apresentam estrutura óssea mais fraca em comparação ao sexo masculino.

Quais são suas causas?

Em boa parte dos pacientes não há fatores que justifiquem o quadro de osteoartrite. Talvez anormalidades anatômicas sutis, como pequenas irregularidades na superfície articular, levem ao desgaste da cartilagem. O exercício atlético, quando não excessivo nem associado a traumatismos, não predispõe à enfermidade. Ao contrário, a obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes com impacto são fatores de risco. Por outro lado, o condicionamento através de exercícios aeróbicos pode reduzir os sintomas.

Quais os sintomas?

Indivíduos abaixo dos 40 anos não costumam apresentar sintomas. A evolução geralmente é lenta, mas a piora é progressiva com o passar dos anos.

Quando há sintomas, eles podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos. Quando há sintomas, geralmente são:

• Dor nas articulações, que começa aos poucos e aumenta de intensidade no decorrer dos anos. Caracteristicamente, nas fases iniciais a dor surge com o movimento e vai embora com o repouso;
  • Rigidez e diminuição da mobilidade articular. O enrijecimento tende a desaparecer segundos ou minutos depois que a pessoa começa a se movimentar, diferença importante com os casos de artrite reumatoide, em que pode persistir por horas;
  • Perda de flexibilidade. Em alguns casos a pessoa pode não conseguir dobrar como antes aquela articulação;
  • Rangidos e estalos na articulação;
  • Inchaço, quando há inflamação.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da Osteoartrose é essencialmente baseado nos sintomas, na observação articular e na avaliação radiográfica das articulações e avalição por ressonância magnética.

Não existe tratamento que retarde a evolução ou reverta o processo patológico, mas o condicionamento físico com exercícios aeróbicos (como natação e caminhada) é uma medida importante para controle dos sintomas.

O principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os portadores levem vida normal, sem dor ou limitações de movimento. Ácido acetilsalicílico e analgésicos comuns, como acetaminofeno ou dipirona, podem ser úteis para tratar episódios isolados de dor, mas sua ação é pouco duradoura. É necessário cautela com o uso frequente de ácido acetilsalicílico, pois ele pode alterar a coagulação e causar sangramentos.

Corticosteroides não são indicados. Em casos excepcionais, a injeção intra-articular está indicada para aliviar dores rebeldes, mas a repetição é capaz de lesar ainda mais os tecidos, agravando o quadro.

Embora a osteoartrite seja considerada uma enfermidade não inflamatória, as alterações que ocorrem nas cartilagens articulares costumam atrair inflamações para o local. Esse componente pode ser reduzido com drogas que pertencem à classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), mas esse uso deve se limitar aos casos de inflamação.

Em casos selecionados, o tratamento é cirúrgico. As intervenções mais frequentes são:

• Artroplastia (substituição parcial ou total da parte destruída por uma prótese);
  • Artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos, usada principalmente na coluna);
  • Osteotomia (mudança do alinhamento ósseo através do corte de partes ósseas).